Não é segredo para ninguém que empresas de sucesso são aquelas com clientes satisfeitos. Entretanto, embora muitos empresários afirmem compreender a importância da experiência do cliente, ela costuma ser deixada de lado à medida que, os recursos são canalizados apenas para o desenvolvimento do produto/serviço.
A experiência do cliente é, de fato, um dos ingredientes que determinará o sucesso de sua empresa. Mas, é importante deixar claro que a experiência não se restringe apenas ao bom atendimento. Ele é muito mais amplo e passa a ser um pilar dentro da estratégia, tem um papel fundamental dentro da experiência, porém não é o único responsável por ela.
Olhar para experiência do cliente é observar de ponta a ponta para todas as interações da marca com o consumidor. Desde quando ele pensa em comprar e tem contato com sua marca, quando ele efetivamente compra e por fim todo o ciclo após se tornar cliente até a recompra.
Quando a empresa entra num nível de maturidade elevada em ouvir seus clientes, estar em sintonia com o que eles pensam, desejam e retornam como “feedback” a empresa, ela encontra um mar azul de oportunidades, porque preços e produtos podem ser parecidos, mas experiências são únicas.
As pessoas podem esquecer o que compraram e por qual valor compraram, mas não esquecem como se sentiram. A experiência do cliente é vital para o sucesso do negócio. Quando a empresa investe no cliente, pode alcançar o coração, desejo e preferência, mesmo num mercado altamente competitivo.
Já pensou nisso? Gerir uma organização ultrapassa as barreiras da lei, e adentram ao mundo do encantamento.
Eduarda Cabral de Vasconcellos Caparica
Advogada